A RÁDIO UESC MUDOU

((NOVO SITE))

Já demos início às nossas mudanças e uma delas foi a criação do site oficial da rádio, veiculado à Universidade. A Rádio UESC, que começou como projeto de extensão, recebeu concessão federal para funcionamento como Rádio Educadora 105,1 UESC FM; E isso muda tudo! Estamos trabalhando para fazer uma programação adequada e interessante, capaz de chamar sua atenção, lhe entreter e agradar. Atualmente, já temos cinco programas fixos, sendo dois deles ao vivo. Outro avanço é que nossa programação está no ar 24 horas via web. Muito mais vem por ai: outros programas, novas músicas, muitos desafios que vamos vencendo dia a dia, com sua audiência. Com muito trabalho, esperamos entrar no ar diretamente no seu rádio no segundo semestre deste ano, falando para você, sobre você. Acompanhe o que estamos fazendo no dia-a-dia pela nossa página no facebook, siga a gente no twitter e no instagram, e se tiver informações interessantes, pode ligar pra gente: (73) 3680-5305 ou mandar e-mail para producao.radiouesc@gmail.com. Será um prazer falar com você! Rádio UESC, pra você que espera mais de uma rádio.

Facebook

PLAYER

Select Menu
» »Unlabelled » 70 anos do Reporter Esso 2
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

A Rádio UESC não poderia ficar de fora das comemorações dos 70 anos do radiojornalismo no Brasil. Duplicamos aqui, no nosso blog, parte da postagem do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom, com uma série de  programetes para download, sobre esse importante capítulo da história da mídia no Brasil.

Aproveitem!!!



Especial Repórter Esso

Grupo de Rádio da Intercom disponibiliza material comemorativo dos 70 anos do Repórter Esso

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) disponibiliza para emissoras de todo o país material comemorativo dos 70 anos da primeira transmissão do noticioso O Repórter Esso, marco do início do radiojornalismo brasileiro.

Iniciado nos Estados Unidos, em 1935, O Repórter Esso chegou a 15 países se tornando referência de informação. No Brasil, foi transmitido pela primeira vez em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Durante os quase 30 anos que ficou no ar, a síntese noticiosa conquistou a audiência brasileira dando origem ao jargão: “Se não deu no Esso, não aconteceu”.

A coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom Nair Prata, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), explica que foi formada uma comissão com 15 jornalistas, encarregados de produzir material sonoro relembrando a história do Repórter Esso e a influência do noticioso nas sete décadas do jornalismo no rádio. “O Esso introduziu práticas utilizadas até hoje como agilidade e antecipação das informações e técnicas de texto como frases curtas e objetivas”, destaca a professora. “O nascimento do Repórter Esso marca o surgimento do radiojornalismo brasileiro”, explica a professora Nair.

“O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de poder ser usado por qualquer rádio brasileira a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto. São produções curtas, viáveis para encaixe nas grades de programação das emissoras,” explica a coordenadora da Comissão, Maria Cláudia Santos, coordenadora de Jornalismo da Rádio Itatiaia (MG).

A Comissão sugere ainda a realização de uma cadeia informal de rádio em todo o país, com cada veículo transmitindo um programete de dois minutos sobre o assunto no domingo, 28 de agosto, exatamente às 12h55. O programete “28 de Agosto – Marco Radiojornalismo” segue pronto para ser transmitido.

Estão à disposição para download

1- Spot Comemorativo 70 anos Repórter Esso – 70 anos radiojornalismo

2- Seis programetes para serem veiculados da segunda-feira (22) até o sábado (27) de agosto em qualquer horário da programação.

3- Programete Especial 70 anos de Repórter Esso, para ser veiculado no dia 28 de agosto às 12h55.

4- Entrevistas com estudiosos e nomes que deram voz ao Repórter Esso em diferentes estados brasileiros, além de depoimentos de ouvintes que têm na memória as lembranças da época em que O Repórter Esso ia ao ar.

Comissão 70 anos radiojornalismo:

Coordenação: Maria Cláudia Santos

Supervisão Programetes: Tacyana Arce

Membros: Dioclécio Luz, Douglas Gonçalves, Eduardo Paiva, Gil Horta, Gisele Sayeg, Ismar Capistrano, Janine Marques Passini Lucht, Juliana Gobbi, Leandro Olegário, Leyla Coimbra Thomé, Luciano Klöckner, Nair Prata, Sônia Pessoa
SPOT
Spot Comemorativo 70 anos Repórter Esso: 70 anos de Radiojornalismo 30”

PROGRAMETES

Programete segunda-feira: História O Repórter Esso 04:03”
Programete terça-feira: Ouvintes do O Repórter Esso 04:39”
Programete quarta-feira: Locutores que marcaram O Repórter Esso 03:35”
Programete quinta-feira: Histórias Locutores O Repórter Esso 04:19”
Programete sexta-feira: Herança Repórter Esso 05:00
”Programete sábado: Impactos Radiojornalismo 04:07”
Programete domingo: 28 de Agosto: Marco Radiojornalismo 05:03”


Autor Rádio UESC

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Um comentário

TecoKiller disse...

Show de bola, meninos! Excelente trabalho! Parabéns por permanecerem "antenados" com o momento. Beijos a todos.
Nane Albuquerque